A cidadania italiana garante o direito de viver, estudar e trabalhar em toda a União Europeia, além de transmitir esse direito para filhos e netos.
Com um passaporte italiano, você conquista mais liberdade para viajar, oportunidades profissionais e vantagens sociais em diversos países europeus. Um resgate da sua história e uma chance real de transformar seu futuro.
A cidadania italiana garante o direito de viver, estudar e trabalhar em toda a União Europeia, além de transmitir esse direito para filhos e netos. Com um passaporte italiano, você conquista mais liberdade para viajar, oportunidades profissionais e benefícios sociais em diversos países europeus. Um resgate da sua história e uma chance real de transformar seu futuro.
Garanta mais segurança e novas oportunidades para quem você ama! Com a cidadania europeia, sua família pode viver, estudar e trabalhar sem fronteiras.
Nós da Campara Cidadania cuidamos de todo o processo para que você tenha tranquilidade nessa jornada!
Tenha acesso a sistemas de saúde eficientes, segurança, infraestrutura moderna e bem-estar para toda a família. A cidadania europeia é sinônimo de viver com mais tranquilidade e conforto.
Com a cidadania europeia, você pode morar legalmente em diversos países do continente, com liberdade de escolha e a chance de recomeçar sua vida onde sempre sonhou.
Viaje com mais liberdade e menos burocracia! Com um passaporte europeu, você tem entrada facilitada em mais de 190 países ao redor do mundo.
Abra portas para oportunidades profissionais e acadêmicas de excelência. A cidadania europeia garante acesso a instituições renomadas e mercados de trabalho competitivos.
Nossa equipe busca e reúne todos os documentos para dar início ao seu processo.
Analisamos cuidadosamente cada documento para garantir que tudo esteja correto e completo.
Formatamos e organizamos sua documentação conforme os requisitos exigidos.
Enviamos seus documentos aos órgãos responsáveis, sem que você precise se deslocar até as entidades.
Acompanhe cada fase do seu processo de forma simples e prática através do nosso aplicativo.
Com tudo aprovado, você recebe sua cidadania europeia e pode aproveitar todas suas vantagens!
A Campara Cidadania nasceu em 2020 com o propósito de garantir aos descendentes europeus o direito à sua cidadania, oferecendo serviços especializados para cidadania italiana, espanhola e portuguesa.
Com atendimento personalizado, um time jurídico exclusivo, além de genealogistas experientes, garantimos 100% de aprovação nos processos. Nosso compromisso é conduzir cada etapa com excelência, para que você e sua família conquistem esse direito com total confiança.
Garanta as vantagens de ser um cidadão europeu: mobilidade, estudo, trabalho e novas possibilidades. Clique no botão e descubra um novo futuro na Europa!
Os cônjuges têm direito à naturalização por matrimônio, por serem casados com italianos, desde que preenchidas as seguintes regras e prazos:
Além disso, seu leque de possibilidades de trabalho aumenta, pois além das vagas brasileiras, também poderá se candidatar para vagas europeias e, assim, agregar mais valor ao seu currículo. Multinacionais valorizam muito candidatos com dupla cidadania.
Depende do caso. Se a naturalização brasileira do seu antepassado italiano ocorreu após o nascimento do filho(a) dele, você ainda tem o direito e deve buscá-lo da mesma forma que faria se não tivesse se naturalizado. No entanto, se o seu ascendente se naturalizou antes do nascimento do filho(a), a linha de descendência foi quebrada, e você precisará buscar sua descendência em outra vertente da família.
Se os seus filhos forem menores de 18 anos, o reconhecimento da cidadania é automático, sendo necessário apenas anexar as certidões de nascimento das crianças na atualização do seu A.I.R.E pelo portal FAST-IT
Se o seu filho for maior de 18 anos, ele continua tendo o direito de reconhecimento da cidadania italiana, mas deverá requerer através de um novo processo.
Filhos adotivos menores de 18 anos têm o mesmo direito que os não adotivos, podendo ser reconhecido como italianos pelo mesmo procedimento administrativo. Já os maiores de 18 anos devem requerer o processo de naturalização.
No caso de pessoas divorciadas não serem requerentes do reconhecimento de cidadania, basta que o divórcio esteja averbado na certidão de casamento do ascendente. Na hipótese de o divorciado ser você ou outro requerente da família, são necessários outros documentos para que se comprove tal ato da sua vida civil (divórcio).
No caso de divórcio judicial, será necessário que você providencie cópia autenticada do processo judicial de divórcio, desde a petição inicial até a sentença final, com carimbo do trânsito em julgado. Todas as páginas do processo deverão constar a rubrica do funcionário ou do diretor do Cartório do Tribunal de Justiça.
Deverão ser traduzidas por tradutor juramentado, acompanhadas de Apostila, as seguintes peças processuais: Petição Inicial; Ata de Instrução e Julgamento; Sentença; Trânsito em Julgado; Certidão de Objeto e Pé.
Além disso, deverá ser enviada uma via original da Declaração “Dichiarazione di divorzio con sentenza”, preenchida com a data em que a sentença transitou em julgado e assinada pelo requerente.
No caso de divórcio extrajudicial (lê-se cartório), você precisará apenas de uma segunda via original e recente da Escritura Pública de Divórcio Consensual, emitida pelo Tabelionato de Notas em que ela foi lavrada, acompanhada de Apostila, devidamente traduzida para a língua italiana por um tradutor juramentado. A tradução também deverá estar acompanhada de Apostila.
Além disso, deverá ser enviada uma via original da Declaração “Dichiarazione divorzio notarile”, preenchida e assinada pelo requerente.
No caso de erros evidentes e simples, os cartórios vêm permitindo que a retificação seja feita de forma administrativa. Todavia, a Lei de Registros Públicos é muito subjetiva no tocante ao que pode ser considerado um erro evidente.
Não obstante, esses erros, na maioria das vezes, são encontrados em diversas certidões necessárias para o reconhecimento da cidadania, as quais também se encontram em diversos cartórios diferentes, o que pode tonar o processo de retificação mais trabalhoso e custoso.
Os documentos necessários para o reconhecimento da cidadania italiana são:
A certidão de nascimento do italiano, por óbvio, está na Itália, sendo ela chamada Nascita – Nascimento (encontrada no Comune de nascença) ou Battesimo – Batismo (encontrada nas inúmeras igrejas e paróquias italianas).
Além de todas estas certidões do seu ascendente italiano, você deverá requerer, também, a Certidão Negativa de Naturalização, a qual demonstra se o cidadão italiano se naturalizou brasileiro ou não.
Acompanhe cada etapa do seu processo com transparência e praticidade!
No app da Campara Cidadania, você recebe atualizações em tempo real e acessa seus documentos sempre que precisar.
Temos uma equipe de advogados especializada em direito internacional e cidadania europeia para conduzir todo o processo da sua cidadania italiana, portuguesa, espanhola e visto americano.
© 2025 Campara Cidadania. Todos os Direitos Reservados. Criado por Echo Marketing